Por João Geraldo

Desenvolvido em parceria com clientes do segmento de caminhões vocacionais, no período de menos de um ano, o VM com PBT para 32 toneladas, apresentado pela Volvo no início de junho, chega ao mercado com capacidade de carga de 5,3 toneladas a mais do que seu antecessor, o VM 270 6X4, cujo PBT era de 26,7 toneladas. Entre outros detalhes técnicos, como eixos de tração com redução nos cubos, o novo veículo é equipado com caixa de transmissão I-Shift, a mesma utilizada nos modelos FH e FMX.

O veículo chega ao mercado nas configurações 6X4 e 8X4 para atuar em operações de terraplenagem, mineração leve e construção civil, nichos de mercado com boa expectativa de crescimento nos próximos anos, considerando as obras de infraestrutura necessárias para o Brasil.

Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil, disse que o lançamento do VM 32 ocorre num momento em que a confiança começa a voltar no País. “Em setembro já deveremos ter números mais positivos na indústria”, opinou o executivo, acrescentando que a Volvo investe continuamente para oferecer aos clientes a melhor solução para o transporte comercial.

As alterações para o chegar ao PBT de 32 toneladas em relação ao modelo anterior passaram pela capacidade do novo eixo dianteiro, que subiu de 6,7 para 8,0 toneladas. Já o traseiro, com suspensão formada por molas semielípticas, é projetado para suportar 24 toneladas. O anterior era para 20 toneladas. O veículo tem entre-eixos de 3.650 mm e motor de 330cv a 2.200 rpm e torque de 1.300Nm/133kfm na faixa de 1.200 a 1.600 rpm.

Veículo foi desenvolvido em parceria com clientes para operar em diversas condições fora de estrada
Veículo foi desenvolvido em parceria com clientes para operar em diversas condições fora de estrada

“É uma suspensão mais robusta e proporciona manutenção simplificada, pois em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas”, esclarece Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. Ele acrescenta que os eixos do VM 32 são os mesmos usados pelos modelos Volvo fora de estrada FMX. Ainda de acordo com ele, o vão livre na área sob os eixos também permite uma operação mais segura em estradas sem asfalto. Tudo foi pensado para proporcionar maior disponibilidade do caminhão e, por consequência, mais produtividade e maior rentabilidade para operação”, detalhou Menoncin.

Eixos traseiros do VM 32 6X4 são os mesmos do Volvo FMX e com altura do solo que o possibilita trafegar em terrenos acidentados
Eixos traseiros do VM 32 6X4 são os mesmos do Volvo FMX e com altura do solo que o possibilita trafegar em terrenos acidentados

Para que fosse viável suportar 8 toneladas, o eixo dianteiro recebeu mudanças por parte da engenharia da Volvo que envolveram a aplicação de molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Os eixos traseiros, com redução nos cubos, e bloqueio de diferencial entre rodas e entre-eixos (de fábrica), também fazem parte do pacote técnico para dar mais robustez ao modelo.

Também são componentes da linha FMX os freios a tambor Z came. O engenheiro de vendas da Volvo, Ricardo Tomasi, destaca que esta configuração oferece diversas vantagens, entre as quais ele destaca maior durabilidade das lonas e maior capacidade de frenagem, além de mais segurança na operação. “Já os cilindros de freio traseiros foram montados sobre os eixos, posição que garante maior segurança para os componentes, protegendo-os de eventuais danos causados por obstáculos no solo”, acrescentou o engenheiro.

Com as mudanças, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões da Volvo, o VM 32, passou a ser o caminhão com maior PBT técnico em sua categoria. O executivo destaca ainda que na linha VM a transmissão automatizada tem obtido o mesmo sucesso alcançado nos modelos FH e FMX, nos quais a caixa I-Shift está presente em quase 100% dos modelos. “Na linha VM, em apenas três anos a caixa eletrônica já alcança cerca de 80% da produção”, finalizou.