Durante a cerimônia de encerramento do 16º Congresso SAE BRASIL 2007, realizada na última sexta-feira, dia 30 de novembro, em São Paulo, foi anunciado que a engenheira Flávia Piovacari, gerente sênior de Manufatura da Visteon, deverá coordenar todos os trabalhos da próxima edição do evento, em 2008. O vice-presidente será Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, que reúne as marcas INA, LuK e FAG. Desta maneira, o congresso do ano que vem com o tema \”Projetos Globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade\”, será presidido pela primeira vez por uma mulher.

De acordo com José Henrique Senna, presidente do Congresso SAE BRASIL 2007 teve um público de 8.150 visitantes e centrado no tema \’Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial\’, apresentou 20 fóruns, 190 artigos técnicos e Mostra de Engenharia. \”O que vimos foi um marco na introdução do tema sustentabilidade na engenharia da mobilidade e cabe a nós, a partir de agora, darmos continuidade ao que foi iniciado\”, afirmou Senna durante discurso de encerramento do Congresso.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, que participou da cerimônia juntamente com Tom Ryan, presidente da SAE International 2008; Jackson Schneider, presidente da Anfavea; Paulo Butori, presidente do Sindipeças; Vicente Abatte, diretor de Vendas e Marketing da Amsted Maxion; e José Luiz Albertin, diretor de Pós-Graduação da SAE BRASIL, concordou com Senna e analisou o perfil dos participantes do Congresso.

\”Os participantes do Congresso entenderam que este não é um lugar para se vender autopeças e sim um encontro de pessoas com grande interesse em entender o que vai acontecer amanhã na indústria da mobilidade. O Congresso deste ano foi um marco sob o ponto de vista da sustentabilidade e deve ter continuidade\”, afirmou o presidente da SAE BRASIL.

Entre melhores artigos técnicos apresentados, na categoria nacional o melhor \’paper\’ foi para o engenheiro Maurício Cintra de Prado de Salles Penteado, com o artigo \’Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do programa brasileiro do biodiesel\’. Como prêmio, o autor ganha passagens aéreas e estadia para apresentar o trabalho no SAE World Congress, em Detroit, Estados Unidos, em 2008.

Na categoria estrangeiro, o \’paper\’ escolhido foi \’The effect of E100 water content on high load performance of a spray guide direct injection boasted engine\’, de Simon Christopher Brewster, da Orbital Austrália Pty Ltda, que recebe como prêmio passagens aéreas e estadia para participar do Congresso SAE BRASIL 2008, agendado para outubro.

\”A apresentação dos 190 artigos técnicos demonstram a força da inteligência da engenharia brasileira\”, disse Jackson Schneider, presidente da Anfavea, que destacou a importância do investimento na formação de recursos humanos em engenharia para superar o desafio de manter o ritmo de crescimento da indústria automotiva no Brasil.

Algumas imagens da exposição: