A Scania e Saint-Gobain Sekurit receberam o Prêmio AutoData, recetemente, em São Paulo. A montadora ganhou Prêmio Autodata  – Os Melhores do Setor Automotivo 2008 – , na categoria Responsabilidade Social. A ação premiada foi a entrega de duas carretas, em regime de comodato, para o Hospital de Câncer de Barretos.

O veículo é equipado com caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise e suspensão a ar, os caminhões, modelo R 420 Highline, podem transportar até 66 toneladas. A Scania cuidará de todas as despesas de manutenção desses veículos, cobertas por seu Contrato de Serviços, pelo período em que permanecerem em operação no HCâncer.

A Saint-Gobain Sekurit, por sua vez, ganhou na categoria Responsabilidade Ambiental, devido ao êxito do programa de gestão de águas em suas unidades industriais, que proporcionou economia de dois milhões de litros por ano em suas unidades industriais.

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece a média diária de 110 litros para consumo e higiene individual, a economia empresa irá permitir atender à necessidade de uma família de quatro pessoas ao longo de 12 anos ou de abastecer, diariamente, uma cidade com 18.000 habitantes.

O programa de gestão de águas exigiu a ampliação das estações de água e reuso, a fiscalização permanente de vazamentos, o aproveitamento de água de chuva e as melhorias no controle por intermédio da instalação de hidrômetros. Simultaneamente, a empresa desenvolveu o programa de reciclagem de vidros e de resíduos perigosos (lâmpadas, óleo diesel, lixo tecnológico e tintas industriais, entre outros), anteriormente destinados a aterros sanitários.