A 18ª Transposul – Feira de Transporte e Logística – que termina hoje (14/07) foi realizada em clima de otimismo motivado pela possibilidade de  retomada do crescimento e desenvolvimento social, conforme destacou o coordenador do evento, Marcus Vinicius Couto da Silva, no seu discurso de abertura. A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) reconheceu o mérito da realização do evento em meio a tantas dúvidas e incertezas. O presidente da entidade José Hélio Fernandes , lembrou que é nesse ambiente que é possível trocar ideias e ouvir as ações que serão tomadas para o crescimento econômico.

Um dos destaques do primeiro dia da Transposul foi a palestra ministrada pelo jurista e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que falou sobre a importância de fortalecer o sistema jurídico no País. “Mesmo com tanta turbulência, acredito que nosso país vai conseguir superar a adversidade. Acredito na capacidade do brasileiro de se reinventar e superar dificuldades. Tenho muitas razões para dizer isso, vindo de onde eu venho, tendo presenciado na minha vida as enormes transformções que já passamos, não posso ter outra atitude sem isso: manter otimismo”, ressaltou.

Outro tema bastante debatido no evento foi a questão da segurança no trânsito. A análise histórica apresentada pelo especialista em segurança de tráfego, João Pedro Corrêa, durante o Fórum do Instituto Zero Acidente, na Fiergs, conclui que nas últimas três décadas, enquanto o Brasil evoluiu em temas relevantes sobre a segurança do trânsito, também houve elementos específicos que deixaram a desejar. “O trânsito se tornou um tema nacional, como não era antigamente. Há 30 anos, os acidentes ficavam limitados às editorias de polícia, porém, com o aumento do debate, a imprensa começou a comprar o tema como uma agenda importante, transformando-a em um assunto presente no cotidiano da sociedade”, disse Corrêa.O Fórum Instituto Zero Acidente contou ainda com os painéis “Evolução do Processo de Habilitação no RS” e “Exame Toxicológico – Tecnologia a Serviço da Segurança no Trânsito”.

O Centro de Convenções da FIERGS recebeu, ainda, uma reunião extraordinária do Conselho Regional do SEST/SENAT. Aproximadamente 40 pessoas debateram melhorias para o segmento do transporte no Rio Grande do Sul, além de qualificações para motoristas e empresários. O presidente da Fetransul, Paulo Caleffi, presidiu o encontro. Estiveram presentes representantes de todas as filiais do SEST/SENAT no estado e sindicatos do setor.

Expositores na Transposul

Entre os expositores, o clima também foi de otimismo. Montadoras aproveitam a sua participação na feira para apresentar as suas principais novidades para o setor de transporte. A Ford exibe o seu mais recente lançamento, a linha Cargo Torqshift com transmissão automatizada Eaton de 10 ou 16 marchas. O Cargo 2429 Torqshift, carro-chefe da linha, pode ser visto no estande ao lado dos modelos Cargo 1419 e Cargo 3129, também mostrados em primeira mão. O Cargo 2429 Torqshift, com tração 6×2 e peso bruto total de 23 toneladas, conta com dois anos de garantia. Sua nova transmissão automatizada de 10 marchas conta com trocas inteligentes, piloto automático, função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel, assistência de partida em rampa e dois modos de direção.

????????????????????????????????????
Já a Mercedes-Benz, uma das patrocinadoras máster do evento e que participa em parceria com seus concessionários Mecasul e Savar, expõe diversos caminhões top de linha, que chegaram recentemente ao mercado como o Actros 2651 6×4, o semipesado Atego 3030 8×2 e o médio Accelo 1316 6×2. Outras soluções da marca são destaque, como os veículos comerciais leves Vito 111 CDI e Vito Tourer 119, além de um Actros 2646 6×4 “grafitado”, em evidência na entrada do Centro de Eventos da FIERGS. Esta pintura no estilo grafite foi especialmente criada para as comemorações dos 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil. O cavalo mecânico Actros 2651 6×4 chama a atenção pela pintura especial em homenagem à equipe Mercedes-Benz AMG Petronas, bicampeã da Fórmula 1 e atual líder da temporada.

TRANSPOSUL MERCEDESAlém dos veículos, a Mercedes-Benz apresenta linha de peças e serviços, que incluem  três linhas de peças de reposição (Mercedes-Benz, Alliance e RENOV) e contratos de manutenção. Em balcões específicos, estão sendo divulgados o FleetBoard, sistema de gestão de frota e rastreamento, e o Mercedes Service Card, cartão de consumo de combustível, peças e serviços.

Durante os três dias as equipes das concessionárias DAF Austral e DAF Eldorado deram suporte aos visitantes, apresentar os caminhões, os serviços pós-venda da companhia e opções as opções de venda a prazo, como a CDC, o Finame e o Consórcio Nacional DAF. “ É um ótimo momento para fazermos novos contatos, novos negócios e também reforçamos a presença da marca DAF na região Sul, que concentra grande parcela dos caminhões circulantes de nossa marca, sendo especificamente o Rio Grande do Sul o responsável pelo nosso maior market share no país – comenta o diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, Luis Gambim.

A Atual Pneus lançou no evento, o primeiro pneu com 22mm de banda urbana do mercado: o pneu AU2 é indicado para uso na cidade e curtas e médias distâncias. Há dez anos no mercado e com unidades em Uruguaiana, Ijuí e São Leopoldo, a empresa oferece, além de serviços de recapagem de pneus para caminhões e utilitários, a venda de pneus novos da marca Continental. Também é possível contar com serviços especializados em seus Truck Centers e em seu Auto Center.