O Innovation Truck da ZF, uma realização conjunta da ZF Friedrichshafen AG, ZF Lenksysteme GmbH – joint venture da ZF e da Bosch – e o Openmatics s.r.o., especialista em telemática, integra sistemas avançados de transmissão, direção e telemática. O conceito, que será apresentado durante o IAA Commercial Vehicles 2014 está instalado em um protótipo do trator-reboque, que mede 25 metros com semirreboque e reboque. \”O assistente de manobras no Innovation Truck libera totalmente o motorista de seu trabalho de esterçamento e muito mais,\” comenta Olrik Weinmann, gerente de projetos em Engenharia Avançada e Testes na ZF ,  responsável pelo Innovation Truck. \”Eles podem sair e movimentar o trator-reboque na posição exata exigida, movimentando apenas os dedos e usando um aplicativo de tablet.\”
O sistema é baseado primariamente em três elementos. Para o acionamento se aplica o novo sistema de transmissão automática ZF-TraXon – mais precisamente, a variante TraXon Hybrid, a qual tem um motor elétrico integrado na carcaça de embreagem que entrega 120 kW de potência e 1.000 Nm de torque. Complementando, uma embreagem seca foi instalada no módulo híbrido. Isto possibilita todas as funcionalidades híbridas, até mesmo as manobras puramente elétricas. A bateria de alta tensão tem capacidade para realizar manobras múltiplas, uma após a outra, com emissões zero.
Além disso, existe o sistema de direção sobreposto ZF-Servotwin para veículos comerciais, que vem de série com um motor elétrico, além da bomba hidráulica acionada pelo motor de combustão e que fornece a potência principal. A configuração oferece a possibilidade de realizar manobras autônomas sem a intervenção do motorista no volante, função que fica a cargo do controle remoto no caminhão.  Os engenheiros desenvolveram alteração na bomba hidráulica, para o caminhão poder realizar manobras com a ignição do motor desligada, ou seja, com “emissão zero”.  Esta é uma solução eletrohidráulica (direção eletrohidráulica ou EHPS). Ao invés do motor diesel, dois powerpacks ZF-Servotwin acionam a bomba desenvolvida.
Já o terceiro elemento é o aplicativo de telemática Openmatics que consiste em uma unidade de bordo (Onboard-Unit) ou de conectividade (Connectivity-Unit), para coleta de dados e software especial. Para a detecção e controle dos ângulos do reboque e semirreboque do caminhão, bem como a posição do motorista que manuseia o tablet são utilizados sistema \”Bluetooth Low-Energy (BLE). Tratam-se de chips especiais sem fio (wireless), de baixo consumo de energia e um alcance de aproximadamente 25 metros. No Innovation Truck da ZF, eles estão localizados na parte traseira da cabine e em cada canto do semirreboque e do reboque. Assim que a distância até as BLE ou até o tablet mudar, a intensidade de campo também muda proporcionalmente. Esta informação é processada pela unidade de bordo e pelo tablet do operador.
Os três sistemas são concentrados no “coração do sistema” para centralizar as informações, coordenar e executar as manobras por um único controle remoto que controla automaticamente o ângulo do volante e a velocidade. O sistema de comunicação conversa entre si através da unidade de controle via CAN que envia as informações para o tablete via Bluetooth. Com um potencial volume de produção em série, o assistente de manobras poderia ser executado na unidade da ZF-Servotwin ou na TraXon, eliminando assim a necessidade da unidade de controle adicional.