A Ford Caminhões está conectada com os desejos dos consumidores, sejam eles frotistas ou motoristas autônomos, e colocou a tecnologia para trabalhar a favor do conforto, da economia e da lucratividade do transportador. Essa revolução começou a partir de março deste ano quando lançou a transmissão automatizada Torqshift (AMT) atualmente presentes em seis modelos da linha Cargo.

A transmissão automatizada dos novos Ford Cargo Torqshift oferece construção robusta e uma série de recursos para otimizar o desempenho, rendimento e segurança do caminhão. Dotada de 10 ou 16 marchas e eixo simples, a caixa Torqshift tem entre suas vantagens o funcionamento continuo e suave, sem solavancos quando comparada a veículos concorrentes similares de eixo duplo. Além disso, seu escalomento de marchas garante torque alto em trechos de subidas.

Em seu desenvolvimento, os principais objetivos da engenharia foram de oferecer menor consumo de combustível, conforto e dirigibilidade para o motorista e manutenção econômica. Como base para desenvolver a linha Cargo Torqshift, utilizou-se a transmissão manual Eaton com desempenho comprovado e robusto e a ela adicionada a automatização. Por isso, tanto a transmissão automatizada quanto a manual tem custo similar, assim também como o reparo, pois ambas compartilham o mesmo conjunto mecânico.

Portanto, comparada às transmissões automáticas existentes no mercado, a Torqshift tem como vantagens menor custo de aquisição e reparo; maior economia de combustível e facilidade de manutenção. Para evitar o aquecimento, um dos principais problemas de qualquer embreagem, o sistema de proteção usado pela Ford no Cargo Torqshift inclui disco com revestimento sinterizado de cerâmica, aviso luminoso e sonoro em caso de abuso e controle de rotação do motor para garantir a condição ideal de trabalho. Tudo isso quadruplica a vida útil da embreagem e aumenta a economia na manutenção do veículo.

Outro ponto importante a ser destacado da transmissão automatizada da linha Ford Cargo Torqshift é a existência de um atuador elétrico que faz a função do pedal da embreagem, abrir e fechar quando necessário, e dois motores de corrente contínua para o acionamento da alavanca de engate. Trata-se de um recurso inteligente em que uma unidade de controle eletrônico faz a interface com o módulo do veículo.

Para o motorista, a transmissão automatizada do Ford Cargo oferece uma nova sensação de dirigir, com muito mais conforto e segurança. Além das trocas de marcha suaves e lineares, a caixa conta com piloto automático inteligente que mantém a velocidade constante em subidas e descidas. Já assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em inclinações superiores a 3%.

Na função D (dirigir), a caixa seleciona a marcha de arranque adequada e faz trocas otimizadas. Na M (manual), permite ao motorista assumir o controle e selecionar as marchas pelo botão na manopla, em situações como trafegar fora de estrada ou subidas íngremes. Na função L (low) para descidas, exclusiva da Ford, as marchas são reduzidas gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo.

Outra função, a Kickdown permite que o motorista controle o regime de trocas de marchas pelo pedal do acelerador. Isso acontece da seguinte maneira: pisando até 90% do curso do acelerador, a caixa funciona no modo economia, com trocas a 1.800rpm. Já com o pedal a 100%, as trocas de marchas ocorrem a 2.300rpm e aumenta a aceleração.

Uma característica marcante do Cargo Torqshift é que seu projeto foi desenvolvido para beneficiar todo tipo de cliente, tanto o frotista quanto o autônomo. Trata-se portanto, de um veículo que favorece o frotista que busca tecnologia para obter economia e rentabilidade e também o motorista que prioriza o conforto ao dirigir. Isso principalmente porque com a transmissão automatizada, num veículo que roda de 6.500 quilômetros por mês o motorista deixa de fazer cerca de 38.000 mil trocas de marcha.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FORD TORQSHIFT

O que é a tecnologia Torqshift?

Torqshift é a nova linha de transmissões automatizadas exclusiva da Ford Caminhões, desenvolvida em uma grande parceria entre a Ford, Eaton e Cummins. Essa tecnologia é composta por três tipos de caixas automatizadas, as quais foram configuradas para extrair o melhor desempenho e eficiência de seis modelos da Linha Cargo: C-1723, C-1723 Kolector, C-1729R, C-1729 Tractor, C-2429 6X2 e C-1933 Tractor.

Por que essa tecnologia é melhor do que a concorrência?

As transmissões automatizadas Torqshift foram desenvolvidas a partir da renomada caixa Eaton RT, famosa por sua alta durabilidade e robustez. Por conta de ser uma caixa “seca”, isto é, não-sincronizada, as trocas de marcha ocorrem no tempo do motor, dispensando nessa operação a atuação da embreagem. Dessa maneira, além da suavidade nas trocas, a vida útil do conjunto platô/disco é muito maior, além de maior durabilidade para o lubrificante do sistema.

Outro diferencial das caixas Torqshift é a função Kickdown, ausente nos sistemas concorrentes, e que proporciona o melhor aproveitamento do torque e da potência do motor em ultrapassagens e retomadas de velocidade.  A Função Low é mais uma vantagem, a qual garante o máximo rendimento do freio-motor e maior durabilidade do freio de serviço em declives.

Além disso, as caixas Torqshift possuem engates inteligentes, selecionando automaticamente a melhor marcha de partida nos modos Drive e Manual, bem como possuem pedal do acelerador de dois estágios, permitindo dois modos de condução: Modo Economia e Modo Performance.

Em aclives, o sistema HLA (Hill Launch Assist) mantém o veículo imóvel por até três segundos, facilitando manobras à frente ou à ré, nessas condições. Por fim, a Torqshift se diferencia das demais caixas de transmissão por conta da Função Creep com acionamento inteligente. Essa função permite o avanço lento do veículo sem a necessidade de se manter o pé no acelerador, bastando apenas um único e breve toque no pedal.

Para o empresário, quais as vantagens?

Além de robustez e durabilidade, a tecnologia aplicada nas transmissões automatizadas Torqshift garante:

  • Vida útil para o conjunto platô/disco até cinco vezes maior do que uma caixa convencional;
  • Durabilidade do lubrificante da transmissão até seis vezes maior do que uma caixa manual;
  • Redução de tempo e frequência de parada do veículo;
  • Economia de combustível de até 10%;
  • Custo de manutenção similar à de uma transmissão manual, devido à concepção mais simples e confiável do conjunto;
  • Nivelamento dos motoristas, não permitindo abusos do motor e trocas de marcha indevidas, facilitando também na hora de contratar novos profissionais

Para o caminhoneiro, quais as vantagens?

Para o caminhoneiro, a Linha Torqshift garante:

Facilidade e conforto na condução sem repetitiva e cansativa tarefa de trocar manualmente as marchas, deixando-o livre para focar no que realmente interessa: guiar o caminhão com segurança e economia;

Facilidade na operação, graças à manopla de comandos intuitivos e semelhante ao padrão encontrado em automóveis;

Maior segurança, com a função HLA, que auxilia o motorista nas partidas em rampa, sem deixar que o veículo desça;

Informações importantes do caminhão ao alcance dos olhos, disponíveis no Computador de Bordo;

Mais tranquilidade em ultrapassagens e retomadas de velocidade, por conta da Função Kickdown.

Maior comodidade, devido ao piloto automático inteligente que se ajusta automaticamente para manter a velocidade desejada, independente do relevo da estrada, sem que o motorista precise reativar a função a todo momento;

O ponto de vista do avanço, esse upgrade representa uma grande vantagem para nova linha de caminhões?

Com certeza. A Linha Torqshift trouxe a combinação perfeita entre robustez e tecnologia, proporcionando economia e tranquilidade para o frotista, e grande conforto e comodidade para o motorista. De fato, é outra sensação de dirigir.

Em que linha de caminhões é possível adquirir essa tecnologia?

Os câmbios automatizados Torqshift estão disponíveis em seis modelos da Ford Caminhões: nos médios 4×2 Cargo 1723 e Cargo 1729R, no vocacional para coleta de lixo Cargo 1723 Kolector, no médio 6×2 Cargo 2429, e nos cavalos-mecânicos Cargo 1729 Tractor e Cargo 1933 Tractor.

É de difícil manutenção?

De forma alguma. Por ter sido desenvolvida a partir da renomada e robusta caixa Eaton RT, a complexidade de manutenção e custos de reparo são muito similares aos de uma transmissão manual.

É de fácil utilização? Por que?

A utilização é muito fácil, a mesma de um carro de passeio com transmissão automática, ou seja, não temos o pedal da embreagem e as trocas de marcha acontecem de forma automática e completamente adaptada ao terreno e performance do produto no momento, proporcionando muito conforto e uma considerável economia de combustível

A Ford (aliada a essa nova tecnologia) é garantia de qualidade. Por que?

A Ford já é conhecida e reconhecida no mercado pela qualidade e robustez de seus veículos, além da constante atenção ao Serviço. Aliando a tecnologia da Linha Torqshift, mostramos que a empresa está cada vez mais conectada com os desejos e necessidades dos clientes e continua investindo para trazer as melhores soluções em produtos e serviços, independente do cenário atual.

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