Continental expõe pneu de carga

Durante a Automec, a Continental destaca que oferece as mais avançadas opções de pneus de carga para o transporte pesado e leve, permitindo a escolha do modelo que melhor atende às necessidades de cada frota. Para o transporte de cargas em médias e em longas distâncias, a Continental oferece o HSR1. Nesta modalidade de tráfego combinado, as transportadoras estão sujeitas a custos elevados e a prazos de entregas, com veículos enfrentando duras condições. A empresa explica que esse produto se destaca por sua excelente dirigibilidade, devido empregar um composto especial em seu desenvolvimento, além de contorno extralargo que maximiza a performance de quilometragem. A geometria dos sulcos foi especialmente projetada para reduzir o ruído do pneu e assegurar a retenção mínima de pedras na banda.

Para o transporte de cargas leves nas duras condições dos congestionados centros urbanos, que incluem ruas estreitas e calçadas ponteagudas, a Continental desenvolveu o LSR1. Seu desenho assegura maior aderência nas curvas e  dirigibilidade precisa. A geometria dos sulcos auxilia na expulsão de pedras e protege a carcaça. O desgaste uniforme é obtido devido a maior densidade no centro da banda de rodagem, contribuindo para um elevado rendimento quilométrico

Outras informações sobre os produtos da empresa, acesse www.conti.com.br

Vidros da Saint-Gobain Sekurit passam nos testes do CESVI BRASIL

Os vidros laterais laminados lançados pela Saint-Gobain Sekurit no Fiat Idea  é um dos destaques da empresa na Automec. O produto que recebeu o Certificado de Avaliação Técnica do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária – após ter sido submetido a testes de resistência na fábrica da empresa e no laboratório da entidade.

De acordo com o Cesvi Brasil, o vidro lateral laminado atendeu aos padrões exigidos pela norma internacional ECE 43, que envolve teste para segurança dos ocupantes, por intermédio de impacto de peso em forma de cabeça e de esfera, além de teste contra furto e vandalismo com a utilização de martelo.

O laudo emitido pelo Cesvi Brasil informa que o vidro lateral laminado é mais de dez vezes superior em resistência ao temperado, devido incorporar PVB intermediário entre as lâminas e reduz o risco de penetração de objetos para dentro do veículo, em ações de furto e de vandalismo, além de funcionar como tela de proteção, devido impedir que os ocupantes sejam arremessados para fora em caso de acidente.

No teste de peso em forma de cabeça não ocorreu o atravessamento do equipamento pela camada intermediária de PVB. O mesmo foi observado no teste de peso em forma de esfera, com 227 gramas e em queda de 4 metros de altura.

Valeo enfoca sensor de estacionamento

A Valeo mostra durante a Automec, entre outros produtos, seu sistema denominado “Park4U”, o qual é formado por uma unidade eletrônica de controle em conjunto com 10 sensores ultrassônicos – quatro montados em cada pára-choque e um em cada lado do veículo na parte frontal – para calcular o espaço em que será estacionado o veículo. O sistema foi desenvolvido para atuar em veículos equipados com transmissão automática ou mecânica e foi desenvolvido nos centros de pesquisa da empresa. O equipamento realiza a operação de estacionar o veículo sem exigir esforços do motorista. Seu lançamento está confirmado para este ano nos automóveis Volkswagen Touran, Tiguan, Golf Plus e Passat, seguidos de outros modelos no futuro.

O Park4U é comandado por tecnologia ultrassônica e realiza o estacionamento do carro, onde houver espaço suficiente, de forma segura e confortável para o motorista, em apenas 15 segundos.

Em velocidade até 30 km/h e pelo acionamento do interruptor Park4U, o sistema passa a identificar possíveis locais de estacionamento calculando o espaço existente. É necessário que o motorista engate a marcha ré e por intermédio dos sensores ultrassônicos de assistência, o sistema começa a esterçar o volante enquanto o motorista acelera ou freia conforme informações  do alerta sonoro. A manobra pode ser cancelada a qualquer momento e, para isso, basta interromper o movimento do volante de direção ou desligar o interruptor da função.

Outra atração da empresa é o StARS, que desliga o motor quando o veículo pára e volta a fazê-lo funcionar no momento em que o motorista engata uma das marchas ou libera o pedal de freio. As vantagens do sistema, segundo a empresa, são as reduções do consumo de combustível em torno de 10% em utilização urbana, assim como da emissão de gases poluentes e de ruídos. Foi lançado no Salão de Paris de 2005, no Citroën C3 e já adotado em outros automóveis da própria Citroën e de diferentes montadoras.

Johnson Controls lança baterias

A Johnson Controls lança a linha de baterias Optima®, destinada a veículos de alta performance e possui a tecnologia Spiralcell, que incorpora utilização de chumbo puro para a produção de placas, conexões entrelaçadas em uma única peça, separadores absorventes e placas espirais completamente comprimidas.

Além disso, a empresa completa quatro meses do lançamento das baterias Heliar 75 Anos, em comemoração a presença da marca no mercado nacional. A linha é composta pelos modelos Free, Taxi, Racing e Frota e possui assistência 24 horas em caso de pane elétrica.

A empresa brasileira é braço da Johnson Controls Inc. e além de baterias automotivas, possui a divisão e interiores para veículos, como bancos, protetores de cabeça, painéis e instrumentos, além de outra divisão de equipamentos e gerenciamento de edifícios.

Sabó divulga serviços para o reparador

A Sabó Indústria e Comércio de Autopeças Ltda divulga durante a Automec o Caderninho Sabó, publicação de relacionamento destinada aos profissionais de reparação automotiva e o Top Card, cartão que oferece descontos e vantagens para a evolução profissional do mecânico. O produto é uma parceria da empresa com os associados e oferece condições especiais de pagamento na compra de ferramentas, equipamentos de testes, softwares de gestão e informação, cursos de idiomas e assistência odontológica. Empresas que atendem o TopCard Sabó: Alfatest, Alfatech Treinamentos, Injetronic, Mecânica Web, Escola Argos, Elevadores Hidromar, Energy Sensor, IQA, Sette Vídeo, Wizard cursos de idiomas e Ferramentas Ferrari.

Além disso, a empresa disponibiliza para os reparadores sua central de relacionamento  0800 77 12 155, consultoria técnica (TOC), Programa Qualifica de educação para qualificação motivacional, Rede Interativa Automotiva (RIA), Catálogos Impressos e Catálogo Eletrônico com informações de pordutos, site para orientar o consumidor, promotores para atender oficinas e retíficas, Giro na Fábrica que oferece visitas na unidade industrial e Agenda do Carro para apoiar a manutenção preventiva de veículos.
Em seu estande, estão expostos produtos como retentores, juntas e mangueiras, além de divulgar sua nova logomarca, que visa à internacionalização de sua imagem e objetiva promover a integração e a sinergia mundial das empresas do grupo: Sabó, para as Américas e a Kaco, subsidiária da empresa brasileira para a Europa.

O novo logotipo estará em todo o material gráfico e embalagens utilizados pela Sabó no Brasil – onde foi fundada há 65 anos – e nos Estados Unidos. E, com a marca Kaco, na Europa, continente pelo qual o grupo iniciou suas exportações há 27 anos.

Alfatest lança equipamento de diagnóstico de baterias

Para dinamizar o trabalho dos profissionais do setor de reparação veicular, devido a quantidade cada vez maior de componentes eletrônicos dos veículos, a Alfatest lança na Automec uma nova tecnologia de diagnóstico avançado para baterias. A empresa orienta que o produto faz o diagnóstico rápido e preciso do estado da bateria, sem retirá-la do automóvel, com apresentação dos resultados em valores numéricos e em gráficos de barras, que são visualizados em uma tela de cristal líquido, os quais podem ser impressos.

Os equipamentos operam em sete idiomas, testam baterias de 6V e 12V, pelo método de condutância e a apresentação dos resultados é simples para facilitar a leitura inclusive pelos proprietários dos veículos.
“São equipamentos muito fáceis de manusear e o resultado do teste indica se a bateria ainda pode ser carregada ou se deverá ser substituída”, explica o gerente Nacional de Vendas da Alfatest, Klaus Marques Camilo.

Outra novidade é o lançamento de uma linha de Parking Sensors, ou sensores de estacionamento, instalados nos pára-choques e acionados com a marcha ré na parte traseira, para indicar a distância do veículo aos objetos mais próximos. Se o veículo estiver a uma distância menor do que 1,5 m do obstáculo do pára-choque traseiro ou 70 cm do pára-choque dianteiro, o alarme sonoro de alerta é acionado, evitando acidentes.  As informações de distância do obstáculo são visualizadas em uma tela de cristal líquido no painel do veículo, através de valores numéricos e gráficos de barras.

A Alfatest está lançando também um conjunto de produtos magnéticos portáteis (barras, pegadores, rodos, bandejas e chaveiros), que auxiliam na limpeza e na organização de ferramentas utilizadas na reparação automotiva.