A Borrachas Vipal está destinando recursos para finalizar um moderno laboratório em Nova Prata/RS, com o objetivo de realizar testes de velocidade sob carga de pneus. O laboratório será credenciado em breve pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e prestará serviços a todos os reformadores que necessitam ou desejam testar seus pneus no processo de certificação junto ao instituto.

Segundo a Portaria 107 do Inmetro, a partir de 1º de julho de 2006 todos os pneus destinados a veículos de passeio comercializados no País devem conter o símbolo de identificação de certificação. A obrigatoriedade para pneus de carga ainda não existe, mas deve ser o próximo item a ter certificação obrigatória pelo instituto.

Recentemente, a Vipal fez uma parceria com uma empresa de consultoria especializada na obtenção de certificações, para que os clientes possam se assessorar e agilizar esse processo. A companhia também colocou a disposição aos reformadores de pneus seu Centro de Treinamento, para difundir a orientação prática de como realizar os ajustes ao processo de certificação.