MAN Latin America, Fabrik in Resende, Planta de Resende, Produktion von Volkswagen und MAN LKW, Consorcio Modular, Resende, RJ, Brasil, Brasilien

A MAN America Latina acaba de anunciar que entre 2017 e 2021 a linha de caminhões e ônibus Volkswagen terá um novo ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão. Trata-se do maior valor da história da montadora no País. O montante será destinado ao desenvolvimento e renovação produtos direcionados a países emergentes  e inovações de digitalização e conectividade para os clientes da marca, conforme anunciou o presidente da companhia Roberto Cortes.

Os recursos serão investidos também na busca de novos nichos de mercado, na atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende (RJ), em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado internacional. Será o quinto ciclo consecutivo de investimentos no Brasil, e os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação, a qual está baseada na recuperação dos mercados latino-americanos.

O anúncio de investimentos coincide com os 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e também os 20 anos da fábrica de Resende, onde a fábrica mantém o processo produtivo do Consórcio Modular com sete empresas parceiras.

35 anos de história

Da chegada dos primeiros modelos de caminhões VW 11.130 e VW 13.130 ao anúncio de seu quinto ciclo de investimentos, a MAN Latin America soma 35 anos de uma história com grande sucesso. Ao longo desse tempo, mais de 870 mil caminhões e ônibus foram produzidos nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Resende (RJ). E a linha de produção de motores MAN D08 instalada na MWM em São Paulo se aproxima das 100 mil unidades.

Além da fábrica de Resende, desde 2004 a montadora mantém uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.

manConsórcio Modular

A fábrica de Resende está celebrando duas décadas de sucesso, com mais de 730 mil veículos ali produzidos. Em sua inauguração, a fábrica estreou o inovador conceito de Consórcio Modular, sistema em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus. A empresa foi também a primeira da indústria automotiva a apostar e a atrair tecnologia de ponta para o Sul Fluminense, inaugurando o polo automotivo onde cinco grandes montadoras e dezenas de fornecedores já estão instalados.