A Volvo Buses recebeu o primeiro pedido para os novos ônibus híbridos da empresa, os Volvo 7700 Híbridos. Trata-se da Sales-Lentz, operadora de ônibus em Luxemburgo, na Europa, a qual fez um pedido para seis ônibus híbridos, com entregas que iniciam em 2009. No final do mês passado, a montadora lançou seu novo modelo de ônibus híbrido, o Volvo 7700 Hybrid, um modelo economicamente atraente em virtude dos componentes híbridos desenvolvidos pela Volvo e uma redução no consumo de combustível de até 30%.

O pedido foi assinado na presença do Ministro do Transportes e Meio Ambiente de Luxemburgo em um grande simpósio sobre transportes organizado pela Sales-Lentz. O tópico discutido durante o simpósio foi a forma dos transportes públicos contribuírem para atender o Protocolo de Quioto. \”Uma maneira de contribuir é operar com ônibus com um consumo de combustível menor é desta maneira reduzir as emissões\”, afirma Jos Sales, um dos sócios proprietários da Sales-Lentz.

Os ônibus serão usados em rotas normais de tráfego dentro e na região da Cidade de Luxemburgo, preferencialmente em trechos com paradas freqüentes para que a tecnologia híbrida possa ser plenamente otimizada. O primeiro ônibus será entregue para a Sales-Lentz no segundo semestre de 2009 e outros cinco em 2010 com o início da produção em série.

A empresa optou por desenvolver um híbrido paralelo com um pequeno motor diesel e um motor elétrico que operam individualmente, ou juntos. O ônibus armazena a energia gerada na frenagem em baterias e usa esta energia para movimentar o motor elétrico. O motor diesel é desligado nas paradas e o ônibus arranca, livre de emissões e quase sem fazer ruído, impelido pelo motor elétrico. Quando o ônibus chega a 15, 20 quilômetros por hora, o motor diesel é acionado novamente.