A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de ganhar mais um prêmio de publicidade com sua campanha \”Sob medida\”. Dessa vez, a marca desbancou 5.581 peças publicitárias e convenceu 250 jurados de que merecia uma estatueta na 11ª edição do festival El Ojo de Iberoamerica. A cerimônia de entrega foi realizada recentemente no Hilton Puerto Madero, em Buenos Aires, na Argentina.

Desde que começou a ser veiculada em abril, a campanha conquista os principais prêmios publicitários do Brasil e do mundo, dentre eles o Festival Ibero-americano de Publicidade, o Cannes Prediction e o Cannes Lions. Além disso, o case do qual a campanha faz parte – \”Sucesso além da medida\” – venceu o prêmio Marketing Best 2008, considerado o mais importante do País. Mesmo indicada algumas vezes, é a primeira vez que a montadora alcança resultados expressivos.

A campanha mostra diversas situações do cotidiano de qualquer pessoa, como alimentos, cimento, bebidas, café e outras cargas estão dentro de caixas, representadas graficamente como sendo caminhões Volkswagen. Seu principal objetivo é mostrar que todos os materiais que estão em qualquer ambiente, em algum momento, foram trazidos por um caminhão, e reforçar o conceito \”sob medida\”.

\”A comunicação das empresas do mercado de caminhões estava saturada, pois todas seguiam linhas muito parecidas, priorizando sempre aspectos técnicos de seus veículos. Resgatamos o conceito sob medida, que já era um pilar da marca, com originalidade e criatividade, em uma campanha visual e de simples compreensão. Soubemos atribuir valor ao produto de uma maneira diferente. Como resultado, nosso sucesso foi além da medida\”, comentou Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing.