2017 foi um ano cheio de desafios, batalhas e conquistas. Nós temos orgulho de manter nosso crescimento sempre trazendo a melhor informação do setor para nossos leitores.

E por isso fizemos um compilado das matérias mais importantes de 2017 e podemos ver como o setor evoluiu em um ano.

Obrigado por compartilhar conosco a paixão pelo transporte.
Retrospectiva 2017

2017 foi um ano cheio e que venha um 2018 muito melhor! Obrigado por compartilhar conosco a paixão pelo transporte.

Posted by O Carreteiro on Saturday, December 23, 2017


QUESTÃO DE TECNOLOGIA
Carreteiros que dirigem caminhões modernos reconhecem os benefícios da tecnologia a respeito do conforto, segurança e desempenho do veículo, mas existe também profissionais que acreditam que dirigir fazendo boa média e cuidar bem da manutenção são elementos que podem igualar modelos mais antigos com os novos

Mais potência e torque nos motores
Em quase quatro décadas, a cavalagem dos motores de caminhões dobrou no Brasil para acompanhar a relação peso/potência, sobretudo entre os anos 2000 e 2015, quando a capacidade de carga dos veículos de carga saltou de 40 para 74 toneladas de PBTC

MUDANÇA DE PERFIL
O crescimento das entregas de mercadorias em razão do comércio eletrônico está causando falta de carreteiros alemães que queiram dirigir em trechos de longas distâncias. Essa mudança fez crescer a contratação de motoristas do Leste Europeu por parte de empresas alemãs, as quais tem recebido críticas devido às condições de trabalho oferecidas aos profissionais estrangeiros

Além da capacidade de carga
Vantagens e desvantagens do uso de caminhões com grande capacidade de carga dividem opiniões de especialistas do setor do transporte rodoviário de cargas em países da Europa

ESPAÇO NO AGRONEGÓCIO
Mudanças técnicas aplicadas ao Mercedes-Benz Actros resultaram num caminhão adequado para operações no agronegócio, segmento caracterizado pelo transporte da safra de grãos, principalmente na região Centro-Oeste do País

Evolução da marca
Antes da constituição da fábrica da Scania no Brasil, em 02 de julho de 1957, o nome já era conhecido no País. Isso porque caminhões e ônibus da marca começaram a desembarcar por aqui no final da década de 40, trazidos por empresa importadora

Eficientes e confortáveis
Os caminhões extrapesados têm o poder de fascinar até mesmo quem não atua no setor do transporte rodoviário de carga. Grandes, pesados, imponentes, bem-acabados e com estilo, os modelos mais recentes se destacam pela beleza externa e também pela tecnologia a eles incorporados. Essa regra se aplica principalmente aos cavalos-mecânicos produzidos para percorrer grandes rotas, os quais disponibilizam conforto em níveis mais elevados na cabine, afinal, trata-se do posto de trabalho do carreteiro, onde ele passa a maior parte do tempo.

O MODERNO DOS ANOS 70
Dupla redução de engate elétrico do eixo traseiro, direção hidráulica, freio a ar e suspensão independente, eram itens anunciados como destaque em caminhões produzidos pela Ford nos anos 70

Quando o gato latia
No início dos anos 80, a Fiat destacava o modelo 190H, com motor de 290cv, como o caminhão apropriado para transportar mais carga em menos viagens. A empresa explorava também sua experiência de 76 anos como fabricante de caminhões

Veteranos das estradas
Caminhão antigo é uma paixão cultivada por muita gente pelo Brasil afora, sendo ou não do trecho. São muitos os exemplos de pessoas que investem tempo, dinheiro e paciência para recuperar e manter um, dois, três ou até uma coleção de modelos que fizeram história no transporte rodoviário de cargas pelas estradas do País

MUITOS AVANÇOS E POUCAS MELHORIAS
As mudanças provocadas pela tecnologia tanto nos caminhões quanto em toda a cadeia do transporte rodoviário de cargas criaram um novo perfil para o carreteiro, no qual ele tem menos liberdade em troca de conforto, segurança e um pouco mais de garantias na profissão. Os motoristas com mais tempo de estrada acham que os avanços trouxeram melhorias, mas lamentam que ainda falta condições de trabalho adequadas para a categoria

Herói sem medalhas
Responsável pelo transporte de todo tipo de mercadoria, por consequência pelo abastecimento da indústria, comércio e a população, o motorista de caminhão e a atividade do transporte rodoviário de cargas ainda convivem com a falta de reconhecimento por parte da sociedade

MENOS LIBERDADE, MAIS TRANQUILIDADE
Com o aumento dos roubos de cargas, carreteiros afirmam sentir-se mais seguros quando viajam rastreados, mesmo que a tecnologia interfira na liberdade de escolher a rota, os locais de parada e não seja totalmente eficiente para evitar os roubos

Prejuízo e insegurança
Falta de ponto de apoio com infraestrutura, fiscalização, alto índice de desemprego e restrição de horários para circular dentro das principais cidades do País, estão sendo apontadas pelos motoristas de caminhão como principais fatores que contribuíram para o aumento do roubo de cargas no Brasil. Para evitar fazer parte da estatística deste tipo de ocorrência profissionais estudam alternativas de rotas, evitam dar informações sobre a carga transportada e se organizam para parar em postos seguros

BUSCA PELA RETOMADA
Os principais executivos das fábricas de caminhões instaladas no Brasil estiveram reunidos num evento promovido em São Paulo pela Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea), para discutir a busca de caminhos para retomada do mercado de caminhões

Momento de expectativas
Aumento de consultas por parte de clientes, idade da frota que já deveria ter sido substituída, promoções, valorização do usado na compra de novos modelo e aumento da confiança na economia, são alguns dos elementos que podem fazer a roda do segmento de caminhões voltar a girar, mesmo de modo tímido, ainda este ano

Economia sem poluição
A corrida para se ter veículos livres de emissões de gás carbônico e também para se obter redução na despesa com combustíveis, tem alavancado o desenvolvimento de diferentes alternativas ao diesel e trazido soluções inéditas como a estrada elétrica

PARADA NÃO PLANEJADA
Independente da manutenção correta, a qual dá mais segurança e reduz de forma significativa as chances de quebras do caminhão, motorista algum está isento de enfrentar um problema mecânico, elétrico ou de outra natureza que provoque a interrupção da viagem. Nesses casos, o que fazer?

Carga na palma da mão
A chegada ao mercado dos aplicativos de carga mudou a forma de obter frete e facilitou a vida dos motoristas de caminhão, embora nem todos sejam adeptos ainda da tecnologia que traz a oferta de carga até o smartphone do carreteiro

TECNOLOGIA E CONFORTO
As tecnologias inseridas nos novos caminhões têm causado boas surpresas nos carreteiros. Essas e outras novidades que tornam os pesados cada vez mais eficientes e seguros, foram comprovadas na pista por motoristas que participaram do Truck Test na Feira do Carreteiro

Atualização e diversão
Informação, palestras, testes de caminhões, conhecimento de novos produtos, tecnologias e diversão, motivaram milhares de motoristas de caminhão e seus familiares a fazerem uma parada de três dias no Pátio da Basílica de Aparecida/SP para participar da 38ª Feira do Carreteiro, o mais tradicional evento da estrada

FEIRA DA VIRADA
Diante dos resultados positivos obtidos pelos fabricantes de caminhões, implementos rodoviários e dirigentes do setor do transporte rodoviário de cargas, a 21ª edição da Fenatran está sendo apontada como um marco para o setor de transporte rodoviário de carga, o qual se destaca como um dos sinalizadores da economia do País

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