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A ZF Ecolife de seis marchas é a nova transmissão do chassi rodoviário O 500 R da Mercedes-Benz equipado com motor de 310 cv e destinado para aplicação rodoviária de curta distância e fretamento. As transmissões ZF também foram escolhidas para equipar os lançamentos Volksbus 9.160 ODS e Volksbus 17.260 ODS da montadora, junto com os modelos Volksbus 17.230 ODS e Volksbus 18.280 OTS LE.

A transmissão manual ZF de cinco marchas equipa o modelo Volksbus 9.160 ODS de 9 toneladas e capacidade para até 32 assentos na versão rodoviária, que pode também ser utilizado no transporte urbano de passageiros.

O modelo 17.260 ODS, também para uso urbano e rodoviário, está disponível com transmissões de seis marchas tanto na versão manual como na automatizada. Além das transmissões, o Volksbus 17.260 recebe embreagem ZF.

O Volksbus 17.230 ODS vem equipado nas versões manual e automatizada com as transmissões de seis marchas da ZF. Já o modelo 18.280 OTS LE pode receber a transmissão automática ZF Ecolife ou a automatizada. Os modelos também são equipados com embreagem ZF.

A transmissão automática Ecolife possui seis marchas e maior capacidade de torque comparada a versões anteriores chegando a 2.300 Nm. De acordo com a fabricante, a rotação do motor trabalha sempre na faixa ideal de torque e consumo, atingindo assim a redução de até 6% no consumo de combustível em operações de transporte de passageiros. Em termos de redução de custos, o sistema AIS disponível na Ecolife coloca a transmissão em neutro quando o veículo está parado, aumentando sua eficiência energética.

A transmissão também é equipada com um retardador primário que eleva a segurança dos usuários e a vida útil dos freios e pneus. O componente garante frenagem até que o veículo chegue a 6 km/h sem a utilização dos freios, o que a ainda colabora para a redução de emissão de poluentes no meio ambiente (pó de freio).

A ZF desenvolveu também o ZF Ecofluid Life, o óleo sintético para transmissão, que aumenta o intervalo de troca de óleo para até 240.000 km.