A versão 6×2 do caminhão Iveco Tector (modelo 240E25S) conta com uma inovadora transmissão de nove velocidades desenvolvida pelo Grupo ZF.  Produzida pelas operações da ZF na França, segundo a empresa a nova transmissão mecânica sincronizada ZF-Ecomid 9S 1110 TD possibilita o uso de um eixo traseiro de simples relação no caminhão e garante maior facilidade e conforto nas mudanças de marchas, com possibilidades de otimização do consumo de combustível, dependendo das condições de uso do veículo.

Inédita no mercado brasileiro, a ZF-Ecomid 9S 1110 TD já equipa os caminhões da família Eurocargo da Iveco na Europa. Em um trabalho conjunto com a engenharia da montadora, a nova transmissão passou por testes de performance e durabilidade para ser fornecida também ao mercado latino-americano. Projetada para suportar torque de até 1.100 Nm, a nova ZF-Ecomid 9S 1110 TD é versátil e ideal tanto para o uso na estrada quanto para o dia-a-dia na cidade.

Com nove velocidades à frente e uma à ré, a ZF-Ecomid 9S 1110 TD proporciona maior rapidez, conforto e facilidade de operação, garantindo melhor dirigibilidade. Outra particularidade da nova transmissão é a marcha crawler, que facilita a partida do caminhão em rampas, com o veículo carregado. Esse recurso também diminui o desgaste da embreagem.

O sistema do tipo \”H duplo\” permite engates de marcha precisos, minimizando, dessa forma, os erros na operação. Essa característica reflete-se diretamente nos custos com manutenção, pois reduz as quebras no trem de força causadas pelas trocas feitas de forma incorreta. O eixo traseiro de simples relação também apresenta menor índice de manutenção se comparado ao eixo traseiro de dupla relação. E, para o proprietário do caminhão, quanto menos tempo parado, maior a produtividade.

Com 190 kg, a ZF-Ecomid 9S 1110 TD é leve e compacta, atende às normas internacionais de ruído e possui escalonamento de marchas focado na otimização do consumo de combustível.