A ZF América do Sul realizou recentemente a formatura da 11ª turma do Projeto Pescar, formada este ano por 14 jovens. A cerimônia foi realizada no ADC ZF Clube, em Sorocaba, e contou com a presença do Cônsul Geral da Alemanha, Dr. Heinz-Peter Behr, e do presidente da ZF América do Sul, Wilson Bricio.

Em todas as cidades em que possui unidades fabris, a ZF firmou diversas parcerias com entidades e com a prefeitura e passou a promover programas de responsabilidade social, como o Projeto Pescar, destinado a jovens de famílias de baixa renda e o Projeto Formare. No complexo de Sorocaba, a ZF é parceira do Projeto Pescar desde o ano 2000 e já formou 116 alunos nestes sete anos. Mais de 25% dos jovens formados conseguiram empregos na ZF ao final do curso, e os demais, em outras empresas de Sorocaba e região.

Para participar do projeto, o jovem deve estar cursando ensino médio, possuir renda familiar máxima de R$ 380,00 e não estar integrado ao mercado de trabalho. As disciplinas curriculares, entre as quais metrologia, leitura e interpretação de desenho técnico, são ministradas por funcionários. Os estudantes têm ainda aulas de informática e inglês, oferecidas por instituição parceiras. Os educadores-voluntários este ano contou com 28 funcionários da empresa, os quais dedicaram parte do horário de trabalho ao planejamento dos cursos e às aulas.