ZF Friedrichshafen: Dr. Stefan Sommer und T. Gollewski plus Logo fŸr neue Gesellschaft am 07.10.2016 im ZF-Forum in Friedrichshafen.

A ZF fundou a Zukunft Ventures GmbH, sediada em Friedrichshafen, com objetivo de investir em empresas de tecnologia. O mais novo negócio da ZF foi iniciado em setembro de 2016 com a missão de identificar companhias que estão envolvidas no desenvolvimento de tecnologias que podem ser relevantes para a ZF.

Para start-ups, em particular, trata-se de uma grande oportunidade para obter capital de investimento adicional. Por outro lado, empresas menores, mas bem estabelecidas, também podem se beneficiar. Em troca, a ZF terá maior acesso a tecnologias sustentáveis.

“A Zukunft Ventures GmbH nos ajudará a preencher as lacunas tecnológicas de forma mais rápida e ingressar em novos segmentos de negócios”, diz o Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG.

A ZF já oferece todas as tecnologias necessárias para a condução autônoma em carros de passeio e veículos comerciais. “Para garantir essa posição e trabalhar a longo prazo, precisamos acessar rapidamente tecnologias inovadoras”, acrescenta Sommer.

A criação da Zukunft Ventures GmbH, a ZF tem como objetivo seguir uma abordagem equilibrada e flexível, adaptada para inversões específicas. Isso envolve, por exemplo, quantidades maiores de capital, fornecendo o máximo apoio possível para o parceiro de investimento, com foco rigoroso sobre as demandas de mercado.

Isso permite que as tecnologias tenham um máximo impacto no mercado e assegura a rápida inovação para ambos os parceiros.

A nova companhia da ZF não tem uma quantidade fixa de orçamento. “Podemos ir mais alto quando e se surgir a oportunidade”, acrescenta Torsten Gollewski, diretor  gerente da Zukunft Ventures GmbH.

A Zukunft Ventures não tem restrições tecnológicas nem geográficas. A missão da empresa é investir em tecnologias futuras significativas, com o objetivo de que os negócios existentes inovarão e posteriormente desenvolverão ou irão acelerar os processos disruptivos