Alguns sinais indicam a hora certa de trocar os pneus. O Gerente Filial do Truck Center Ribeirão Preto da DPaschoal, Joaldo Santos, explica que os pneus possuem indicadores de desgaste identificados com as letras TWI ou com o desenho de um triângulo.

“Quando a profundidade de sulco atinge o limite máximo permitido por lei, de 1,6 milímetro, faixas transversais tornam-se visíveis indicando que os pneus devem ser removidos de serviços para recapagem, sem comprometer a segurança”, afirma.

Santos explica ainda que de acordo com o estado de conservação da carcaça, o pneu pode ser reformado mais de uma vez, e que em alguns segmentos é possível recapá-lo duas ou três vezes.

“Ao retirar os pneus no momento certo, você garante a segurança própria, de terceiros e da carga, e preserva a carcaça para obtenção de uma boa recapagem e, consequentemente, a redução nos custos por quilômetros rodados (CPK)”, alerta.

De acordo com a severidade do tipo de serviço, é recomendável que o pneu seja retirado com uma profundidade maior, de 4 a 6 milímetros.

Veja 4 sinais que alertam sobre a troca de pneus

1Desgaste Irregular

O desgaste irregular do pneu provoca a retirada prematura de serviço. Com isto, perde-se parte do potencial de quilometragem do mesmo, acarretando um aumento de custo por quilômetro rodado. Este desgaste geralmente provém de fatores como: desalinhamento de direção, folgas na suspensão, peças desgastadas, pressão de ar incorreta e sobrecarga.

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