O exame toxicológico, obrigatório desde 2016 para os condutores que vão tirar ou renovar a habilitação nas categorias C, D, E, já flagrou 170 mil motoristas como usuário de drogas. Os dados fazem parte do estudo do programa SOS Estradas, voltado à redução de acidentes e segurança nas rodovias.

O estudo revelou também que a cocaína esteve presente em 68% das detecções e 21% nas opiáceos (derivados do ópio, como heroína), seguidos por maconha e anfetamina.

O exame toxicológico é feito por laboratórios cadastrados no Denatran e tem por objetivo identificar se o motorista usou, ou não, substâncias psicoativas (drogas) nos últimos 90 dias.

De acordo com o Instituto de Tecnologia para o Trânsito Seguro (ITTS), após seis meses da obrigatoriedade do exame, mais de 200 mil motoristas mudaram a categoria a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para outra que não inclui a obrigação do toxicológico.

No entanto, o procedimento é simples e indolor. São recolhidos fios de cabelo da cabeça, ou pelo dos braços do motorista. O material é analisado e um laudo emitido no prazo de 20 a 40 dias. Este ano, o exame passou a ser obrigatório também para admissões e demissões de motoristas.

Saiba como funciona o exame toxicológico

  • Por que o exame é realizado através de análise do cabelo do motorista?

O cabelo determina presença de vestígios de drogas localizadas no interior de seus fios. É a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com uma visão retroativa mínima de 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas.

  • Por que a análise de cabelo é mais eficaz do que outros testes para drogas?

A análise de drogas em cabelo oferece um histórico confiável do consumo de drogas ao possibilitar o conhecimento do perfil do uso por um longo período de tempo.

  • Como é feita a análise bioquímica?

A análise bioquímica é feita através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo. Esse material é suficiente para a realização do teste. O procedimento da coleta não afeta a estética do motorista e é indolor. É necessário que o motorista tenha o o mínimo de 4 centímetros de cabelo da raiz até a ponta. Caso contrario, será necessário que a coleta seja de pelos do corpo.

  • Quais documentos são necessários para realização do exame?

Para realizar o exame não é necessário agendar. Basta o motorista comparecer ao ponto de coleta escolhido com um documento de identificação com foto e o CPF.

  • Prazo de entrega

O prazo de entrega varia de acordo com o estado. No caso da região Sul e Sudeste – correspondente de mais de 70% das CNHs das categorias C, D e E – o prazo varia entre 4 e 10 dias.