Além de se tratar de mais um negócio que surgiu se valendo da internet, um lado bom dos aplicativos de frete é facilitar a intermediação entre o motorista autônomo e os embarcadores de carga, papel tradicionalmente feito pelos agenciadores de carga. Porém, mesmo com as vantagens de contratar o frete pelo smartphone, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre a eficácia do sistema e ainda preferem negociar do modo antigo.

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Ariadne Godinho: o motorista deve identificar quais são as melhores rotas para o tipo do seu caminhão e estar com o veículo sempre conservado e a documentação atualizada

Dirigentes de empresas que atuam com frete pela internet dizem que contratar carga por aplicativo é seguro e traz diversas vantagens, porém é preciso que o autônomo tome algumas precauções e atenda a certas exigências para que seja um bom negócio. A diretora comercial da Fretebras, Ariadne Godinho, explicou que todas as empresas que anunciam fretes na plataforma passam por um processo de verificação. Ela garante que essa ação é necessária para se ter a garantia de que elas realmente existem e trabalham com logística. “Até os números de telefone são verificados se funcionam”, acrescentou.

Ainda de acordo com Ariadne, praticamente todas as informações do frete e da empresa constam na plataforma, evitando desgaste na hora da negociação e gerando maior confiança ao motorista. Para garantir melhor oportunidades dentro do aplicativo, ela aconselha o autônomo a fazer seu cadastro de forma correta e com informações completas. 

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Outra orientação é que, em primeiro lugar, o motorista procure identificar quais são as melhores rotas para o tipo do seu caminhão. “Um VLC baú, por exemplo, terá muita opção de frete na região da Grande São Paulo, enquanto no Estado do Mato Grosso haverá menor variedade de carga para esse tipo de veículo. Desta forma, o carreteiro será capaz de procurar fretes com maior assertividade”, complementou.

Outro ponto citado por ela como importante é que o motorista deve conhecer as qualificações e ferramentas necessárias para o tipo de frete que costuma transportar. Uma plataforma elevatória pode ser essencial para carregar maquinaria pesada; outro exemplo seria ter certificados para transportar materiais perigosos. “Vale lembrar que as empresas assinantes só conseguem visualizar os veículos que fizeram check in (posicionamento do veículo via aplicativo), por isso recomendamos mais uma vez que baixem o nosso app e façam o Check in sempre que estiverem disponíveis para carregamento”.

Porém, Ariadne ressalta que muitas vezes o embarcador tem a tendência de optar por caminhões mais novos, com a manutenção em dia. Então, adverte, é imprescindível que o motorista não descuide da conservação do seu veículo. “Além disso, é importante ter os documentos pessoais e do veículo em bom estado e válidos, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), rastreador e seguro, entre outros itens”, destaca. 

Para ter vantagens de fato usando o aplicativo, é essencial que o motorista tenha também outros cuidados. Como o contado da empresa geralmente é feito via telefone, WhatsApp ou e-mail, é recomendado que ele acesse a plataforma e verifique se o frete existe e se o número do telefone da chamada é o mesmo que consta na lista.

“Se houver qualquer tipo de suspeita, deve-se fazer uma reclamação da empresa em nosso site. Outro alerta é sobre o envio de documentação via smartphone. Deve-se tomar cuidado para tais documentos não caírem nas mãos erradas, pois podem ser utilizados para outras finalidades”. Por isso, mais uma vez, a importância de verificar se aquela pessoa/telefone de fato é da empresa que diz ser.

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Bruno Hacad: ter autonomia para negociar valor, forma de recebimento e verificar carga de retorno são grandes vantagens para o motorista autônomo

Para Bruno Hacad, gerente de negócios da Sontra, o motorista entender que o aplicativo é uma ferramenta descomplicada, pois tem por objetivo trazer vantagens e facilidades para o dia a dia na estrada. Mas, como em qualquer modo de busca de oportunidades, é importante que o carreteiro esteja com toda a documentação em dia para ser uma boa opção na hora do embarcador escolher quem fará o transporte de sua carga.

De acordo com Hacad, a empresa tem cadastrados mais de 90 mil embarcadores e 200 mil motoristas de caminhão, sendo grande parte autônomos. “Como a maioria de nossa base é formada por autônomos, as cargas são direcionadas mais para esse profissional. Quando o embarcador disponibiliza uma carga, ele tem uma lista de profissionais qualificados para fazer o transporte; o primeiro que entrar em contato leva a carga. 

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Em qualquer aplicativo, antes de aceitar a carga é importante o motorista observar o que está incluso no valor anunciado e o combinado

Documentação do caminhão, da carroceria e do próprio motorista devem estar em dia assim, como os registros na ANTT. “São exigências mínimas que ele precisa atender para concorrer a qualquer tipo de carga. A plataforma vai alocar e disponibilizar de acordo com a distância que o motorista estiver. Portanto, se ele estiver próximo da carga, responder prontamente e estiver com os requisitos básicos em ordem, assim que a oferta for disponibilizada ele terá a preferência”. 

Bruno explicou que o motorista tem duas formas de conseguir o frete. A Busca Ativa, pela qual ele mesmo checa a lista de cargas disponíveis e entra em contato com a empresa. E a Busca Reativa, em que o próprio sistema identifica o profissional que está próximo do frete e vai disparar uma comunicação. “Com o aplicativo da Sontra instalado no celular, o carreteiro recebe uma notificação. O sistema aloca de acordo com o tipo de veículo e carroceria, por isso é tão importante estar com o cadastro atualizado”, reforçou.

Outro ponto que o motorista deve levar em consideração na hora de optar pelos aplicativos é poder negociar diretamente com o embarcador. Desta forma é possível obter um valor de frete maior em relação a uma carga negociada através de um agenciador. “Ter a liberdade para escolher o frete, o local de entrega e já verificar carga de retorno para não ficar esperando, além da autonomia para negociar o preço e a forma de recebimento, é uma grande vantagem para o autônomo”, justificou. 

Em relação à segurança, por validação a empresa garante também a idoneidade do embarcador. Bruno alerta sobre a importância do motorista observar certos detalhes antes de aceitar a carga. Ele recomenda uma análise sobre o que está incluso no valor anunciado e combinado; pedágio, se vai precisar de chapa, forma de pagamento do frete e qual o valor do adiantamento. “Tudo isso para evitar surpresas desagradáveis”, finalizou. 

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Carlos Mira: o carreteiro nunca deixa de receber o saldo devedor do frete quando pega uma carga pelo aplicativo, porque ele tem garantia

A idoneidade de embarcadores também é item fundamental para fazer parte da TruckPad, conforme destacou Carlos Mira, fundador e presidente da plataforma. “Não são todos que podem fazer parte do aplicativo, pois antes de ter o cadastro aprovado checamos o CNPJ, os dados cadastrais, Serasa e se existe alguma reclamação no mercado”, acrescentou. Segundo ele, a empresa leva isso tão a sério que oferece garantias importantes os seus usuários.

Mira acrescentou que todos esses cuidados são para garantir empresas sérias no sistema. Ele explicou que o carreteiro nunca vai deixar de receber o saldo devedor quando pega a carga pelo aplicativo, porque ele tem a garantia do saldo do frete. “Se uma empresa que passou pela curadoria ofertar uma carga e der canseira para pagar o motorista, a TruckPad arca com esse custo, já que se responsabiliza por cada empresa que faz parte da sua plataforma. Portanto o motorista nunca vai deixar de receber”, reforçou. 

Mira destacou também que a plataforma não autoriza entrada de agentes de carga, porque todos os serviços disponibilizados são 100% gratuitos para os carreteiros. “Não permitimos que ninguém cobre nada dos motoristas. Talvez tenhamos menos carga que uma agência, mas, por outro lado reunimos no aplicativo grandes corporações que já passaram pela curadoria, além de garantias como o pagamento de saldo”, reforçou. 

Alguns motoristas ainda acreditam que nos aplicativos as melhores cargas vão para transportadores. Sobre essa questão, Carlos Mira faz questão de afirmar que isso não acontece. Segundo ele, o mercado em geral trabalha da seguinte forma: a indústria precisa escoar a produção e faz contrato com grandes transportadoras e essas utilizam primeiro suas frotas e, se necessário contratam motoristas autônomos para suprir a necessidade. 

O importante, salientou, é o motorista manter seu cadastro impecável para conseguir boas oportunidades. Carreteiro que não tem a ficha totalmente preenchida no aplicativo não consegue a devida qualificação para ser oferecido para uma empresa. “Solicitamos CPF, placa do caminhão e foto do documento, mas tem motorista que simplesmente não atende a esses requisitos, não entende que é preciso conferir essa documentação para que possamos indicá-lo a um cliente”, disse Mira.

Da mesma forma, acrescentou, é feita a curadoria dos embarcadores que estão no aplicativo. “É muito importante a percepção de que o aplicativo da empresa não é uma “arapuca e sim um serviço prestado gratuitamente para facilitar a busca de carga com segurança” adicionou. O fundador da TruckPad aconselha que antes do carreteiro ingressar em uma plataforma de fretes  é essencial ele conhecer a história da empresa responsável pelo aplicativo.

DICAS PARA TER SUCESSO COM APLICATIVOS 

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• Manter o cadastro sempre atualizado

• Fornecer todos os documentos solicitados 

• Registro na ANTT

• Identificar as melhores rotas e tipo de caminhão

• Manter a manutenção em dia do caminhão

• Verificar a procedência do aplicativo 

• Confirmar todas as informações do frete oferecidas pela empresa