Durante a pandemia do Coronavirus que atingiu o mundo, os postos de serviços das rodovias se viram obrigados a mudar a rotina de serviços oferecido aos seus clientes. Os motoristas de caminhão foram os principais atingidos com essas novas regras, que foram estipuladas pelo Governo com objetivo de conter a pandemia. Afinal, eles dependem desses locais para fazer paradas durante as viagens, se alimentarem, tomar um banho.

O fechamento dos restaurantes foi o primeiro grande impacto no dia a dia dos caminhoneiros. Conversamos com algumas redes de postos que nos informaram como estão se adaptando a essa nova rotina e quais as medidas para tentar atender de alguma maneira as necessidades dos motoristas para que eles possam seguir com o seu trabalho.

O Posto Carreteiro, Rod BR 153, – km-851, Porangatu, GO, por exemplo, informou que está trabalhando com algumas alterações tanto de funcionamento quanto de higiene para promover a segurança dos usuários.

O restaurante, por exemplo, não pode ter mesas nem cadeiras para evitar aglomeração. Mas, estão autorizados a trabalhar com sistema de entrega permitindo que o motorista pegue a refeição e coma em seu caminhão. A conveniência também opera dessa mesma maneira.

Os banheiros podem ser utilizados pelos caminhoneiros e estão sendo higienizados constantemente. Em relação ao álcool em gel eles disponibilizam para a higiene das mãos, porém é um artigo que esta difícil de encontrar com frequência nos distribuidores.

A Rede Decio, com postos em Minas Gerais e nos Estados de Goias  e Tocantins, também adotou algumas medidas para poder continuar atendendo os seus clientes e também mantê-los em segurança por conta do Coronavirus. “Estamos trabalhando normalmente, porém com as medidas necessárias de prevenção com itens de segurança e limpeza 24 horas porque o transporte não pode parar”, afirmou Adriana Melo Batista, gerente financeira administrativa.

Os restaurantes da rede não estão operando em sistema self servisse por conta da contaminação. A opção é à la carte, pratos, sanduiches, com mesas com distância segura para evitar aglomeração. Os banheiros também podem ser utilizados normalmente para banho e necessidades.

“Estamos juntos com os motoristas nesse período e vamos trabalhar para tentar ao máximo atendê-los de maneira segura para evitar qualquer problema para eles. São profissionais importantes nesse momento e sabemos o quanto estão se arriscando para poder manter o abastecimento do país”, declarou.

 

Rede Pichilau, com postos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte, estão funcionando em horários especiais. Os postos abrem entre 06:00 e 07:00 da manhã e fecham entre 18 e 20 horas. Dos três postos que operam 24 horas (todas em PE sendo um na BR 232 km – 22, outro na BR 101 km 83 próximo á Prazeres do lado da Vitarela e na BR 101 km – 132 , só que no município de Escada), dois vão fechar as 20:00 horas e apenas a unidade Sul1 irá funcionar aos domingos no regime de 24 horas.

Dos postos que oferecem restaurantes estão operando somente com serviço de entrega. E os banheiros estão sendo higienizados com frequência para garantir a segurança dos usuários.

De acordo com a assessoria de comunicação da rede, os motoristas são peças fundamentais para que todas as famílias continuem tendo acesso aos mantimentos transportados por vocês pelas estradas do nosso país. Além dos motoristas de ônibus e carros, que conduzem as pessoas ao seu posto de trabalho ou aos hospitais. “Agradecemos o empenho de todos os motoristas, tão importantes neste momento difícil que exige a compreensão de todos”.

O Posto Arco Iris, localizado em Roseira/SP, mantem uma estrutura para continuar atender os motoristas de caminhão e permitir que tenham tranquilidade para trabalhar e manter o transporte funcionando e o Brasil abastecido. O Posto sempre manteve ações de valorização da categoria e agora com as novas medidas estipuladas pelo governo apenas fez alterações no modo de oferece os serviços.

O restaurante do caminhoneiro, por exemplo, permanece em funcionamento, porém em regime de delivery. O motorista pode pegar o seu café ou a sua refeição e fazer no caminhão ou em locais apropriados para evitar a aglomeração. Uma equipe médica, disponibilizada pela NovaDutra também esta disponível no local para dar suporte aos motoristas que necessitarem. Os banheiros também estão disponíveis para os profissionais assim como álcool em gel.